segunda-feira, 11 de junho de 2012

Exposição Corações e Mentes

Olá, artistas do meu Brasil!

Semana passada, fizemos uma visita à exposição Corações e Mentes, que está no calçadão da Praia de Iracema, feita pela Acesso Comunicação, e o responsável pelo trabalho foi Marcus Braga, diretor de arte da agência.
Fizemos uma entrevista com ele por e-mail, e tiramos algumas fotos da exposição.



PCDM: Qual o intuito da exposição?
Marcus: A exposição nasce com um intuito de "cobrir" obras da Prefeitura que ainda estão em acabamento. Como a Praia de Iracema é hoje um grande canteiro de obra, a prefeitura acreditou que deveria dar a cidade informações sobre o que será da nova PI. 

PCDM: E como surgiu a solução do problema?
MarcusEntão construímos um briefing invertido, a gente pensou na idéia e propomos a prefeitura contar a história da cidade através da Praia (que foi onde fato começou a cidade).
Decidimos falar da Praia de Iracema desde quando era chamada de Praia do Peixe, ainda no século 19, daí fomos  apresentando essa história em blocos de época e que pudesse ser vista de qualquer ponto, sem necessariamente seguir uma ordem de visita. Você poderia começar a ver a exposição começando da Ponte dos Ingleses ou do antigo Cais Bar.

PCDM: E que materiais foram utilizados?
Marcus: Como a exposição tinha um longo tempo de apresentação, decidimos usar materiais que resistissem ao tempo e que suportassem o rigor dos ventos, das chuvas e da maresia. 
Na época, uma empresa de MDF (placas de madeira prensada) tinha recém lançado uma placa de MDF a prova d'água, e que já vinha com um as faces laminadas na cor branca, então decidimos usar esse material junto com chapas e metalons galvanizados, pra suportar e estruturar toda a exposição.
Sobre as superfícies dos MDFs, aplicamos adesivos plotados (impressos), e alguns pontos decidimos plotar as imagens direto nos  MDFs, já que esses tinha características que absorviam bem a impressão sem ter que usar o adesivo.

PCDM: E como vocês chegaram à idéias tão originais?
Marcus: Todo o processo de pesquisa da exposição foi coordenada por mim e com o Apoio de Luiz Carlos Sabadia, mas contamos com a dedicação de várias pessoas também; historiadores, músicos, artistas e boêmios que viveram a última época áurea da Praia de Iracema. tivemos a doação das fotos do arquivo Nirez e do MIS (museu da Imagem e do Som), e também a participação de outros fotógrafos.

PCDM: Quanto tempo o muro histórico da Praia de Iracema ficará exposto?
Marcus: O prazo de execução da idéia, projetos e design gráfico da exposição, durou aproximadamente 20 dias. A execução da obra dos painéis e plotagem, 15 dias.














Nenhum comentário:

Postar um comentário